Assine nossa Newsletter. E fique por dentro de todas as novidades da Resource IT

Inovação

7 dicas para transformação digital

Por

em

A velocidade com que a tecnologia está evoluindo nessa nova era fez com que as regras que usávamos até então se tornassem antigas. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada, pois a transformação digital está mudando radicalmente o cenário dos negócios.

O fato é que a transformação digital, também chamada de disrupção digital, é parte essencial para a existência das empresas. Ela mudou o modo de viver e de se comunicar entre pessoas, pessoas e empresas e até pessoas e coisas, impactando o cenário dos negócios.

Ingressar no digital exige mudanças que na maioria das vezes mexe na cultura da empresa, considerado um dos maiores desafios. Nesse pacote de transformação, a organizaçao terá de lidar com a modernização de processos, novo modelo de negócios, adoção de novas metodologias como Agile, Design Thinking entre outros.

A seguir, listo alguns fatores importantes que podem auxiliar o cliente em sua jornada na transformação digital para torná-la mais simples.

1. Identificar o resultado desejado do negócio. Apesar da grande variação entre escopo e objetivos das empresas, elas devem iniciar sua jornada, a partir da perspectiva do cliente e colocar sua experiência na linha de frente. Portanto, os pontos-chave são: otimizar a experiência do cliente, criar novas oportunidades de mercado e buscar a eficiência operacional.

2. Colocar o cliente em primeiro lugar. Uma pesquisa, realizada pela Bain e Company, descobriu que enquanto 80% dos CEOs acreditavam estar entregando uma experiência diferenciada ao cliente, apenas 8% dos clientes concordavam. É preciso compreender o cliente analisando sua experiência, avaliando dados em tempo real e criando rápidos insights com esses dados.

3. Engajamento dos funcionários. Muitas empresas falam sobre a experiência do cliente e pode cair na cilada de esquecer sua equipe interna e parceiros. Entretanto, as organizações com mais de 50% de engajamento entre colaboradores retêm mais de 80% dos clientes.

4. Modernizar o velho. Até 2020, 42% dos tomadores de decisão esperam descobrir novos fluxos de receita, mas a modernização pode parecer um desafio intransponível. Muitas empresas possuem um legado importante e precisam elaborar um planejamento para a transição de forma a ingressar no novo mundo, gerenciando o velho até desativá-lo.

5. Transformar dados em conhecimentos práticos de negócio. As organizações devem incorporar uma combinação de dados estruturados e não estruturados de dispositivos móveis, Internet das coisas (IoT), redes sociais e outras fontes para transformá-los em informações valiosas para o negócio. Essas habilidades exigem infraestrutura de alta capacidade, boa performance, escalável, confiável e com memória – combinando a necessidade de consolidar, simplificar, melhorar a gestão e reduzir o custo.

6. Integrar Negócios e Tecnologia. É uma prática inevitável, que já vem sendo adotada por CIOs em empresas de variados setores. Com a transformaçao digital, tornou-se vital. Governança e agilidade, mobile e web, clientes e colaboradores, alta receita e baixo custo, dados e conteúdos, negócios e TI. Estas integrações são premenetes e necessárias.

7. Escolha o melhor parceiro de tecnologia. A abordagem mais recomendada é: escolha um parceiro, não um fornecedor. Os parceiros vão investir no seu sucesso e assumir risco e recompensa compartilhados, porque estão focados nos resultados hoje e no futuro.

Ecossistema da transformação

A Resource IT aliou suas competências de integração e serviços a dois líderes de mercado, a SAP e a Cisco. O objetivo foi prover uma solução tecnológica diferenciada para a transformação digital dos nossos clientes. É o modelo de trabalho colaborativo, próprio da nova era.

Com a solução Cisco SAP HANA, eles podem se beneficiar de uma arquitetura pré-configurada, que tem poder e simplicidade para gerenciar seus negócios de forma econômica.

De acordo com pesquisa da IDC, as empresas que adotaram essa solução obtiveram resultados positivos como 48% de redução de custo de infraestrutura, 67% de redução de custo com equipe de IT, 98% menos de indisponibilidade não planejada e ciclos de desenvolvimento de aplicações 29% mais rápidos.
Com essa visão, a Resource IT está executando uma série de inciativas no mercado em parceria com SAP e Cisco, com o objetivo de prover soluções que tragam benefícios inovadores aos clientes.

Realizamos abordagens conjuntas com clientes, contínuos investimentos na capacitação dos nossos profissionais e eventos em parceria com clientes.

Estamos empenhados e qualificados para a ajudar nossos clientes a se transformar de maneira eficiente por meio da adoção de soluções que são vitais para colocar seus negócios preparados para a nova era.

Para complementar as informações deste tema, vale ler o post Os segredos do nosso ecossistema transformador