Assine nossa Newsletter. E fique por dentro de todas as novidades da Resource IT

Inovação

Inovar é transgredir o imaginável.É inspiração

Por

em

Falar de inovação é algo contagiante. Remete à criatividade, determinação e visão. Neste mês, 125 startups tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas para uma bancada de investidores e participantes no evento Winter Summit 2017, aqui na Plug and Play, uma das maiores aceleradoras globais de startups, no Vale do Silício (EUA), onde está localizado o escritório da Resource IT. Eu estava lá e foi fascinante.

É instigante ver toda essa movimentação, que não é somente própria do Vale do Silício, para trazer sempre algo inusitado, uma nova forma de aplicar uma tecnologia ou mesmo algo inédito. Mas sem dúvida aqui é o reduto global da inovação, por atrair e reunir empreendedores do mundo todo. Nesse evento, percebi que inovação realmente é um processo contínuo que até “inova a inovação”. Um exemplo ocorreu no segmento de carros autônomos (uma inovação).

A X-matik apresentou um kit para transformar um automóvel tradicional em um veículo autônomo. A empresa diz ser uma solução inédita no mercado e recebeu o nome de LaneCruise. Esse kit é capaz de gerenciar a maioria dos aspectos de dirigibilidade do automóvel, incluindo o monitoramento do ambiente e pede a intervenção do motorista quando necessário.

Inovar é promover um bem à sociedade. Certamente, o produto promete estender esse recurso a um custo menor para quem não pretende ou não pode trocar de carro para desfrutar dessa autonomia na direção. Não imaginava essa possibilidade. Nessa era, nada parece ser impossível.

Outra iniciativa interessante foi a da Shenetics, mais conhecida como SHE. Ela trouxe uma tecnologia que simula a experiência humana, com recursos de Inteligência Artificial (IA) e nuvem. Imagine você conectar um dispositivo IoT com poucas linhas de código, manter os olhos na estrada e interagir com o veículo por voz. Assim, não se distrai ao procurar a estação do rádio, aumentar ou diminuir o ar-condicionado ou procurar por lugares próximos.

Quantos acidentes de transito poderão ser evitados com essa inovação? Na sua casa, você pode integrar seus dispositivos com a SHE e controlar alarme, luz, temperatura da piscina, ar-condicionado e outros, tudo por comando de voz.

Você já perdeu seu precioso tempo tentando encontrar aquela famosa nota fiscal ou manual do seu eletrodoméstico? A Centriq apresentou uma solução que possibilita organizar todos os recibos, provedores de serviço, inventário, manuais e vídeos de manutenção facilmente. O mais incrível é que para isso, basta tirar uma foto da etiqueta do produto com o código de barras e a Centriq se encarrega de organizar para você.

A inovação também chega para quem também vive de inspiração, amante das lindas imagens que colhe na trajetória da vida. Para quem deseja registrar momentos únicos que não querem que se percam ao longo do tempo. Também para quem vive da fotografia, esse emaranhado de imagens agora pode ser facilmente catalogado, com toda a propriedade.

A Explorest trouxe um app que fornece a localidade da foto, o ângulo, luminosidade, horário e demais informações para que você tenha aquela foto perfeita e devidamente registrada. Possui um banco de dados que é alimentado por fotógrafos e amantes da fotografia.

É a inovação que não para e que nasce da pura inspiração cada vez mais de jovens empreendedores que já estão mudando o mundo, para melhor.