Na Nova Economia, as pessoas se tornaram ainda mais valiosas nas estratégias das empresas que querem superar desafios, atingir resultados além dos esperados e fortalecer suas jornadas na transformação digital.

Nesse cenário, a construção e a gestão de times se tornam chave, em que o papel dos gestores é vital. Para isso, eles tiveram de se transformar e se adequar às novas exigências de um mercado que muda constantemente para ficar em linha com os perfis de profissionais que hoje fazem a diferença e podem levar a empresa a altos patamares. Precisam recrutar com eficiência e garantir gestão capaz de atrair, formar e reter talentos da nova era.

Destaco a seguir cinco aspectos importantes que não podem faltar na estratégia de um bom gestor para construir e gerir bons times.


 1 – COMUNICAÇÃO

A comunicação é a base do crescimento e faz parte da motivação de todos os nossos colaboradores. Sem uma plena comunicação não conseguimos passar nossos valores, DNA, metas e conquistas.

É importante comunicar o fechamento de novos contratos, casos de sucesso, indicar e estimular treinamentos, aberturas de novos sites, necessidades de contratações e campanhas comerciais para toda a empresa. Sem essa comunicação não temos engajamento.

A comunicação é importante para estabelecer transparência, integrar toda a equipe e estimular a colaboração em objetivos únicos em prol do crescimento e de resultados.


2 – QUALIFICAÇÃO

Nossa área de atuação exige qualificação para continuarmos oferecendo produtos e serviços inovadores e de qualidade, e essa qualificação precisa ser constante. Ela deve ser impulsionada por meio de treinamentos, participações em eventos do mercado, networking e a constante interação com parceiros e clientes.

A tecnologia que hoje é essencial, amanhã poderá cair no obsoletismo. Por isso, o aprendizado deve ser amplo e contínuo. Somente dessa forma é possível tornar a empresa sustentável, garantindo sua posição no ranking e sua evolução.

A qualificação aprimora habilidades e o profissional do futuro sai em busca do conhecimento de maneira obstinada, antecipando-se a qualquer ação da empresa. É preciso máxima proatividade, característica fortemente presente nas gerações Y e Z.


3 – COLABORAÇÃO

Um provérbio africano, de autor desconhecido, diz o seguinte: “Quer ir a algum lugar? Vá sozinho. Quer ir longe? Vá junto”. A era da transformação resgatou esse pensamento de forma mais intensa, com seus modelos de trabalho disruptivos, com metodologias Ágeis, em que o modelo de colaboração impera em grupos multidisciplinares, formados por profissionais de diferentes idades, competências e habilidades. Dessa forma, é possível obter resultados surpreendentes e inovadores.

Além disso, a integração provocada pelo modelo de colaboração traz resultados intangíveis, como a construção de um ambiente de trabalho harmonioso, altruísta, participativo e descontraído, em que todos se sentem confortáveis e prontos para contribuir. Todos saem ganhando.


4 – PROATIVIDADE

A proatividade está intimamente ligada à motivação. Uma pessoa proativa significa que está motivada. O ambiente se torna altamente produtivo quando o time conta com profissionais que tomam a iniciativa. Em geral, essas pessoas também são criativas, sempre trazendo ideias e compartilhando conhecimento.

A proatividade se apresenta de diferentes formas: quando o profissional se antecipa para ajudar um colega, disponibiliza-se para acrescentar uma colaboração em um projeto, entre outras ações. Ainda que signifique mais trabalho ou atenção, esse é o profissional que pensa no todo e não individualmente.


5 – PAIXÃO

Paixão não tem a ver com formação. Muitas vezes, pessoas altamente qualificadas se mostram apáticas em suas funções, sendo ofuscadas por aquelas que movidas pela paixão, crescem em suas carreiras e atingem patamares inimagináveis.

Imagine, por exemplo, um time comercial sem paixão no que faz. Como se portaria diante do cliente oferecendo uma tecnologia ou produto sem a menor energia? Certamente, não passaria a menor credibilidade. Não despertaria a atenção dele e não o motivaria a adotar a solução.

Por isso, precisamos ter paixão por tudo o que fazemos e demonstrar isso por meio das nossas ações e pela maneira que nos posicionamos. Ela é o combustível para o sucesso.

Entre em Contato

Quer saber mais sobre a Resource?
Entre em contato agora mesmo.

Fale com a gente

Trabalhe Conosco

Quem transforma empresas de sucesso, pode transformar a sua carreira também.

Cadastre seu currículo

A Resource

Somos uma tech partner focada em entrega de transformação digital.

Conheça a empresa