As interfaces de programação de aplicativos, ou Application Programing Interface, na descrição em inglês (APIs), se tornaram facilitadoras do avanço da Internet das Coisas (IoT) e consequente agentes da evolução da transformação digital.

Elas ganharam maior destaque quando as gigantes Facebook e Google disponibilizaram APIs abertas (Open API), provocando uma onda de desenvolvimento de aplicativos que contribuiu para a inovação em serviços e modelos de negócio.

As APIs são grande dínamo para os negócios com parceiros digitais porque abrem um significativo leque de possibilidades para a geração de estratégias digitais. Elas possibilitam a criação de plataformas inovadoras, para que parceiros e atores da cadeia de negócios da nova era possam perceber valores diferenciados e oportunidades únicas.





Empresas que estão à frente em estratégias digitais têm as APIs como chave em suas jornadas na economia digital, como bancos, varejo e seguradoras. Hoje, podem acelerar processos de criação de produtos e de modelos de negócios disruptivos. São capazes de tornar mais ágeis a operação da área de TI nas empresas, promovendo a sua transformação.

A Natura foi uma das companhias que se diferenciaram por meio de APIs, criando um novo padrão de negócio. Segundo divulgação da empresa, ela possui 70% de toda a sua operação acessada por meio de APIs.

Em meados deste ano, a Mastercard anunciou novas APIs para desenvolvedores via programa Mastercard Developers. Assim, possibilitou a instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e provedores de soluções digitais as ferramentas de que precisam para possibilitar pagamentos em novas plataformas.



Essa plataforma Open API oferece acesso a mais de 40 produtos e serviços proprietários de pagamentos, dados e segurança que facilitam a integração com soluções digitais inovadoras.

Novas experiências, novos negócios

De acordo com a consultoria global Gartner, as APIs criam experiências disruptivas aos usuários visto que possibilitam compartilhar dados e informações, autenticar pessoas e coisas. É um facilitador para apoiar um negócio ou uma organização em uma plataforma, multiplicando a criação de valor.

Um exemplo de negócio criado em uma plataforma é o Uber, porque emerge o Google Maps por meio de uma API, desenhando um modelo de negócios inovador, alinhando motoristas e passageiros.




Um artigo interessante no blog Inteligência, assinado por Tiago Magnus, fundador de um outro blog, o Transformação Digital, aborda a relevância das APIs. Ele lista os benefícios proporcionados pelo recurso em todas as áreas, entre eles: comparar preços em diferentes sites sem ter de pesquisar um por um; localização geográfica no próprio site do estabelecimento; pagar uma compra sem sair do site da loja; receber e-mail automático com os dados da sua compra e candidatar-se a uma vaga no site da empresa com o perfil do Linkedin.

São inúmeras as possibilidades de criação de novos modelos de negócio, atraindo e aprimorando a experiência do usuário em variadas frentes. Aqui na Resource IT, estamos em linha com esse universo de oportunidades e nos especializamos em entender o que o negócio precisa para se transformar. A transformação é um processo muito além da tecnologia, altamente dependente de visão, e, portanto, de pessoas. Nosso time é bom nisso.


Entre em Contato

Quer saber mais sobre a Resource?
Entre em contato agora mesmo.

Fale com a gente

Trabalhe Conosco

Quem transforma empresas de sucesso, pode transformar a sua carreira também.

Cadastre seu currículo

A Resource

Somos uma tech partner focada em entrega de transformação digital.

Conheça a empresa