Muita coisa aconteceu nas últimas décadas. E muito rápido. Segundo Peter Drucker, consultor administrativo de origem austríaca, considerado o pai da administração moderna, “a velocidade das mudanças e das descobertas ultrapassa nossa capacidade de nos mantermos atualizados”.

Seguindo essa linha, o mercado, que antes era simples, controlável, previsível, estável e com mudanças lentas, é hoje um ambiente complexo, fora de controle, imprevisível, rápido e instável.

Nesse cenário, o Gartner previu que até 2020, cinco dos sete principais gigantes do mercado global irão se “self-disrupt” intencionalmente para criar sua próxima oportunidade de liderança e se manterem no topo.
Mas como fazer isso? Como estar um passo à frente e se “self-disrupt” para criar sua próxima oportunidade de liderança?



É necessário encontrar soluções para os desafios do negócio, totalmente inovadoras, sem voltar os olhos para o passado, mas para as expectativas e desejos atuais do consumidor final, de maneira a entregar a eles o que querem, mesmo antes que saibam disso. E isso pode ser feito implementando os seguintes passos:

1 – Ir além da demanda existente
Reenquadrar os desafios atuais. Esse é o principal passo para um profundo entendimento estratégico da dor que realmente precisa ser atacada para promover a disrupção necessária. A maioria dos desafios, que inicialmente entendemos ter, aponta para uma direção, mas quando imergimos além da demanda existente, conseguimos ver que o seu desafio, na verdade, é bem mais abrangente. Ir além da demanda existente é fundamental para promover a inovação como diferencial competitivo e causar a disrupção necessária para gerar resultados de negócios consistentes com os reais desafios da empresa.

2 – Sempre analisar as tendências de mercado
Analisar as tendências de inovação e do mercado em que a sua empresa atua é também um movimento extremamente estratégico para a construção do caminho para se manter na liderança de mercado ou chegar lá.

3 – Superar constantemente os obstáculos organizacionais
Existem três pontos importantes para fazer com que os obstáculos organizacionais sejam reduzidos ao máximo. São eles:

  • O constante empoderamento e a capacitação dos seus colaboradores, ações fundamentais para promover engajamento e aumento natural da sua produtividade.
  • Atuação sempre muito próxima aos seus clientes, para manter viva a cultura de uma visão de negócios abrangente. É olhar a floresta e não somente a árvore, reenquadrar a dor a ser atacada.
  • Implementação de uma cultura colaborativa. Por meio desse incentivo interno, surgem várias demandas que eram despercebidas pelo negócio, estimulando a geração de inovação para o crescimento da empresa.



Essa tríade permite que a agilidade necessária para se manter ou chegar no topo do mercado ocorra, principalmente, de dentro da empresa para fora.

Conquistar ou se manter na liderança do mercado é um trabalho árduo, mas extremamente gratificante quando feito envolvendo toda a empresa no mesmo objetivo. Aqui na Resource, estamos prontos para ajudar as empresas a superarem esse desafio.


Entre em Contato

Quer saber mais sobre a Resource?
Entre em contato agora mesmo.

Fale com a gente

Trabalhe Conosco

Quem transforma empresas de sucesso, pode transformar a sua carreira também.

Cadastre seu currículo

A Resource

Somos uma tech partner focada em entrega de transformação digital.

Conheça a empresa